Pular para o conteúdo

BrOffice.org e Itaipu Binacional anunciam criação do Centro de Excelência em Software Livre

14 de novembro de 2010

Iniciativa visa preparar profissionais para contribuir no desenvolvimento de código do BrOffice e, futuramente, de outros projetos de software livre. Atividades devem iniciar no primeiro trimestre de 2011.

A ITAIPU Binacional e Oscip BrOffice.org anunciaram nesta quarta-feira, 10, a criação do Centro de Excelência em Software Livre. O projeto visa formar profissionais brasileiros, na região de Foz do Iguaçu, para contribuir neste momento com o desenvolvimento da suíte de escritório. A iniciativa é uma parceria entre as entidades Oscip BrOffice.org, Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu. O anúncio foi feito pela Superintendente de TI da Itaipu Binacional, Marli Portella, durante a abertura oficial do VII Latinoware.org, que acontece de 10 a 12 de novembro de 2010, em Foz do Iguaçu.

Conforme o Presidente da Oscip e Coordenador Geral da Comunidade BrOffice.org, Claudio Filho, a partir desse projeto, os brasileiros saem da condição de usuários e passam a participar no desenvolvimento dos principais projetos de software livre do mundo, que atualmente tem seu núcleo principal de desenvolvimento distribuído no eixo Europa – Estados Unidos.

Conforme Claudio, cerca de 15 milhões de pessoas usam BrOffice.org no Brasil. Ele explica que o projeto dará maior independência ao desenvolvimento do aplicativo, respostas mais ágeis, além de proporcionar a nacionalização de competências em software livre, governança nos projetos através da participação nos corpos técnicos, e reduzindo a dependência internacional quanto ao desenvolvimento. “Esse centro só se tornou realidade através de parceria entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e Oscip BrOffice.org”, diz Claudio.

Conforme David Emmerich, Conselheiro da Oscip e integrante do grupo de trabalho na BrOffice.org para a criação do Centro de Excelência, desde que a comunidade brasileira foi fundada, em 2001, havia a intenção de contribuir com código. Com o passar dos anos, foram se criando as condições necessárias para tornar essa intenção realidade, tendo em vista a consolidação da comunidade e a aproximação com a Itaipu Binacional. “Com a criação da Document Foundation e do LibreOffice, fechou-se um ciclo e todos os fatores convergiram para que a ideia fosse colocada em prática”, diz David.

A expectativa é que, a partir do primeiro trimestre de 2011, os primeiros profissionais sejam selecionados para iniciar os treinamentos, no Parque Tecnológico Itaipu. A formação e integração com os projetos centrais será contínua. “Vamos viabilizar a capacitação de profissionais em metodologias e linguagens open source para o desenvolvimento tecnológico”, explica Claudio.

Fonte: http://www.broffice.org

 

From → Diversos

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: